Perguntas frequentes

Identidade visual

O que é identidade visual?


É um agrupamento de elementos que serve para distinguir algo de forma visual, ligando também a um conceito gráfico e ao valor associado a uma marca, produto ou empresa, ou seja, a identidade visual traduz visualmente um nome, uma ideia, uma empresa, uma instituição, ou um serviço executado de forma criativa.




O que eu faço e como eu faço?


Vou muito além do que elaborar um logotipo. O que eu pratico é arquitetar e criar projetos de identidade visual que agregam valor e conectam sua marca com seu público alvo. Uma marca com ampla visibilidade e boa usabilidade traz credibilidade e auxilia a comunicação. Para alcançar um excelente resultado, estruturo o projeto da seguinte maneira: Pesquisa, análise de concorrentes, estudo de público alvo, segmentação, desdobramentos, testes, criação de logotipo e suas versões, gerenciamento de cores, tipografia e prototipação.




Mas o que é um projeto?


O projeto envolve toda estrutura e forma visual da marca, que são: logotipo, tipografia de apoio, cores, padrões gráficos, texturas, materiais váriados e um manual de uso do projeto. É bem completo.




Ok. E como ele é feito?


É um projeto estruturado que compõe-se de: pesquisa, análise, segmentação, desdobramentos, testes, estudo de público, criação de logotipo e suas versões, gerenciamento de cores, tipografia, e prototipação.




Porque eu não trabalho com logotipos/logomarcas e apenas projetos?


Eu decidi fazer isso porque ao entregar apenas o logo, o cliente não sabia de que forma aplicar aquilo ao seu material. Assim, muitas vezes, ele acabava solicitando à uma gráfica a produção de cartões de visita, papel timbrado, envelopes, etc. No entanto, como na gráfica não existia padrões gráficos de cores, tipografia e identidade visual, cada material era confeccionado com uma concepção diferente, prejudicando a marca do cliente. Com isso o cliente precisava constantemente investir mais dinheiro para criar novas peças gráficas do zero. É por essa razão que desenvolvo projetos de identidade visual que entregam o logotipo, tipografia de apoio, cores, padrões gráficos, texturas, materiais variados e um manual de uso do projeto. E não é apenas isso! Existe todo um fundamento teórico na criação do projeto, que é: pesquisa de concorrentes, público alvo, simbologia, cores, interpretação da personalidade da maca em como o projeto irá relacionar-se perante as pessoas e mais uma série de fatores que vai amparar a marca a se conectar com o público. Com o projeto entregue, o cliente fica independente para trabalhar com outro designer, agência pois existe um padrão independentes para trabalho com outros designer ou agencias, pois, ja existe um padrão gráfico pré estabelecido.




Sabe o logotipo? Então, ele faz parte desse agrupamento.


Esse agrupamento de elementos tem como pilar um símbolo visual representado por um nome simbólico que, aliado aos códigos de cores, tipografias, figuras, layout e outros itens, acentuam esta representação visual. Este símbolo é chamado de logotipo.




Mas o que é um logotipo?


Logotipo é a forma com que o nome da marca é apresentado graficamente, seja usando apenas tipografia ou associando tipografia e símbolo. A Coca-Cola, por exemplo, usa apenas tipografia, enquanto a Adidas usa símbolo e tipografia.




O que é um bom logotipo?


Um bom logotipo transmite a personalidade da empresa, mantendo-se na memória visual e afetivas das pessoas. Geralmente é a primeira ligação entre a marca e o consumidor e é um do mais relevantes elementos da identidade visual.




Resumindo...


A identidade visual é uma forma de expressar para os consumidores quem é sua empresa, o que ela faz e quem é seu público. Em suma, a identidade visual é a imagem expandida da marca.




Ok, agora que eu já sei o que é Identidade visual, quais são as vantagens?


01 - A identidade visual simplifica a compra para o consumidor, ou seja, algumas marcas tem a identidade visual tão forte que você consegue reconhecer o serviço ou produto sem precisar olhar para o logotipo. Ex: Adidas, Coca-Cola, Apple. 02 - Alinhada aos valores da empresa e a imagem de profissionalismo que é passada, que concebe interesse e confiabilidade. 03 - Simplifica a compra para o consumidor. 04 - Potencializa a criação do valor da marca. 05 - Retém o público alvo e amplia a confiança sobre aquele determinado público, facilitando a sua captação. 06 - Alcança o consumidor de forma visual e trabalhando de forma integrada, fazendo com que o cliente confie na sua marca, proporcionando mais credibilidade. 07 - Simplifica e acelera a comunicação, facilitando o desenvolvimento de outras peças gráficas. 08 - Quando bem aplicado a criação de design, aumenta o faturamento e otimiza os investimentos futuros em marketing, permitindo que seu negócio seja mais inteligente e estruturado. Resumindo A identidade visual é muito mais extensa, vantajosa e completa, tanto para você quanto para seu cliente, em relação ao logotipo sozinho.




Ok, mas e o que acontece com uma empresa que não tem identidade visual?


Empresas que não tem uma identidade visual ou uma boa comunicação bem projetada, acabam tendo prejuízo na sua comunicação. Todo e qualquer material gráfico ou produto que a empresa produzir terá um aspecto diferente. Não haverá consistência e padronização. Desse modo é praticamente impossível criar memorização e identificação no cliente sem que exista uma padronização. Sem isso o consumidor vai passar a ignorar os produtos/serviços, pois ele acaba tornando-se apenas mais um no mercado competitivo. Imagine comigo, sua empresa precisa criar uma peça para um anúncio, tendo apenas o logotipo e não a identidade visual. Certamente irão ter que criar algo do absoluto zero, o que demandará muito mais tempo, já que não há uma identidade visual pré estabelecida, deixando sua marca confusa. Nesse caso, sua empresa acaba gastando tempo e dinheiro.




E se eu precisar que outro designer crie algo para mim?


Para que o conceito não se desvie quando utilizado no meio externo (gráfico e eletrônico), causando "ruídos" e "interferências", é criado um documento técnico que determina as normas e os critérios técnicos de reprodução da marca, chamado de “Manual de Identidade Visual”. Esse manual é fundamental e é definido depois da etapa criativa. Conte comigo para alcançar e alavancar todos os resultados que você e sua empresa precisam.




Formas de pagamento


Aceito várias formas de pagamento 01 - Transferência bancária/depósito 02 - Boleto bancário 03 - Cartão de crédito via Pagseguro




Qual é o próximo passo após o pagamento inicial?


Após o pagamento inicial irei te enviar um briefing com mais de 30 perguntas sobre você, sua empresa e os atributos do mesmo. Após o recebimento do questionário com as 30 perguntas detalhadamente respondidas, irei analisar com calma para seguirmos com o próximo passao da elaboração e envio do painel conceitual. Esse painel conceitual contém imagens e conteúdos visual para o cliete ou seja você, realizar comentários sobre formas, cores, texturas, tipografias e sensações. Após o recebimento do painel conceitual já começo o processo de criação e desenvolvimento do projeto.




Qual o prazo médio para a entrega do projeto?


Depende de cada projeto, pois cada projeto tem suas pecularidades. Também depende muito do feedback de cada cliente, pois a criação de um projeto é um trabalho em grupo entre o cliente e eu.




Quantas opções irei receber?


Irei entregar apenas uma opção, mas posso lhe garantir que é a melhor opção que eu farei. Caso essa primeira opção não lhe agrade a segunda opção é desenvolvida totalmente do zero e eu não vou lhe cobrar nada a mais por isso. Caso a segunda opção também não lhe agrade, uma terceira será feita totalmente do zero, mas dessa vez custará 70% do valor do projeto. Pequenas alterações não são cobradas.




Você entrega os materiais impressos?


Não. Todos os arquivos serão entregues em PDF conforme os gabaritos padrões para impressão gráfica.




Se eu já tiver o logo, você faz todos os outros materiais?


Não, crio apenas materiais que foram criados por mim.




Você fornece algum contrato?


Sim, caso você queira.




Você emite nota fiscal?


Sim, emito nota fical.




Quanto você cobra pelos seus serviços?


Depende de cada projeto, cada projeto é único e tem seu valor agregado.




Depois que realizo o pagamento, o que acontece?


Após o pagamento de acordo com as condições enviadas e aceitas, inicia-se o processo de briefing, envio de painel conceitual e depois a criação do projeto.





Embalagens e rótulos

Que tipo de embalagem você cria?


Crio embalagens para qualquer tipo de produto, caso você não tenha uma embalagem pronta ou um fornecedor, eu trabalho junto com um designer de produto que pode te ajudar a desenvolver o mesmo.




Que tipo de rótulos você cria?


Crio qualquer tipo de rótulos para qualquer tipo de embalagens.





Web site (apenas layout)

Como funciona?


01 - Analise do projeto 02 - Envio do orçamento 03 - Aprovação do orçamento 04 - Envio do briefing criativo para cliente 05 - Criação da página home para aprovação (Com conteúdo) 06 - Após aprovação da página home inicia-se a criação das demais páginas internas 07 - Aprovação das páginas internas + configuração do conteúdo final do site. 08 - Aprovação de todo layout por e-mail 09 - Envio dos layouts para o cliente com fontes e imagens usadas no mesmo para serem enviados ao desenvolvedor. Incluso: Criação de 3 banner principais, 3 banners secundários e suporte entre eu e desenvolvedor web caso precise.




Você cria todas as páginas internas?





Você tem um desenvolvedor web para indicar?


Sim, tenho um desenvolvedor de total confiança para orçar o seu projeto.




Por que você só cria o layout e não o desenvolvimento do mesmo?


Hajo dessa forma pois, para que houvesse a programação do site, havia a necessidade da minha intermediação entre cliente e programador. Assim os custos finais para o cliente acabavam por ficar altos demais. Visando a diminuição de custos para o cliente agora é deu sua resposabilidade a contratação do profissional front end. Caso queira posso apenas indicar um profissional.




Você cria site pelo Wix?


Sim, crio sites institucionais e blogs.




Você cria e-commerce?


Sim, apenas o layout. A parte de programação fica por conta do cliente encontrar um desenvolvedor web que programe o layout criado.




Você cria Blog?


Sim, apenas o layout. A parte de programação fica por conta do cliente encontrar um desenvolvedor web que programe o layout criado.





Sobre mim

Quais serviços eu ofereço?


Meu foco é criação de identidade visual de marcas + Embalagens e rótulos + Web site (Apenas layout).




Meu compromisso


Meu compromisso é ajudar empresas e pessoas a comunicarem-se melhor com seu público, criando proximidade e proporcionando o reconhecimento da personalidade de sua marca, através de fundamentos visuais e por meio de projetos de identidade visual.




Quem são meus clientes?


Trabalho com um ampla carteira de clientes que conquistei ao longo da minha carreira, entre elas pequenas, médias e grandes empresas, empreendedores e startup’s.




Finalizando


Pronto para iniciar seu novo projeto? Então vamos conversar sobre a sua ideia! Você pode me enviar um e-mail, me ligar ou me enviar uma mensagem pelo WhatsApp. Em qualquer caso ficarei feliz em te responder!




Contatos


E-mail: falecom@larissagraboski.com Telefone: + 55 41 99633-6253 Site: larissagraboski.com Instagram: @larissagraboski facebook: @larissagraboski Behance: larissagraboski CNPJ: 22.279.610/0001-09
 Razão Social: Larissa Silva Graboski





Como faço para contratar seus serviços?


Você pode entrar em contato comigo através: Formulário de contato E-mail: falecom@larissagraboski.com Whatsapp: 41 99633- 6253 (Clique aqui para falar comigo no whatsapp)





  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • behance-logo branco
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Pinterest

Larissa Graboski. Designer Gráfico . Curitiba . Paraná . WhatsApp (41) 9 9866 9862

Falecomigopelowhatsapp.png